O que te envergonha?
Durante o mês de Julho o Brasil ficou chocado, paralisado e entristecido. Fomos eliminados da copa do mundo. Presenciei homens feitos, sérios e barbados com lágrimas nos olhos, contendo suas emoções para não desabarem. O Brasil parou. Voltamos para nossas casas ou trabalhos de cabeça baixa, com o coração apertado.
Duas semanas depois, a Espanha é consagrada e tamanha vergonha sentimos, Ficamos em oitavo!
Esta semana foi divulgada uma pesquisa sobre a educação mundial. Nossa posição? 85°. Com este dado, tão pouco divulgado, não presenciei nenhum nó na garganta, lágrimas nos olhos ou cabeça baixa. Nossa rotina permanece a mesma, poucos pararam alguns segundos para indignar-se.
Que tipo de alienação estamos vivendo na qual choramos por um campeonato de futebol e simplesmente ignoramos a tempestade que vivenciamos na educação de nossas crianças e adolescentes? Atacamos o Dunga com palavras e se pudéssemos o condenávamos em praça pública, mas sequer sabemos o nome daqueles que governam as políticas em educação.
Sinto vergonha, pelos milhares de analfabetos que se espalham pelo país, pelos milhões de alunos que se formam sem um mínimo de conhecimento necessário à ingressar em uma universidade ou competir em campos dignos de trabalho. Envergonho-me pelas salas super lotadas, pelos professores esgotados, mal remunerados e desacreditados. Me envergonho por nos alienarmos tão fortemente ao ponto de pararmos fábricas, fecharmos comércios e pararmos escolas para assistirmos aos jogos e não termos a presença da família em reuniões de pais e tão poucos preocupados com a qualidade do ensino.
Pelo que nos envergonhamos, Brasil? Com o que realmente nos importamos?
Camila Almeida
Educadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário