DIAS 04 E
05/02= INÍCIO À ADAPTAÇÃO
O primeiro contato com a escola é
um momento delicado. Vamos contar um
pouquinho sobre quais medidas necessárias para o sucesso desta etapa:
1)
A adaptação da criança inicia com a decisão da família: Estar com a certeza de que é o momento
certo para iniciar os estudos e confiar na escola que escolheu são os primeiros
passos para transmitir a segurança que a criança necessita para iniciar seu
período leitivo. Venha conhecer a professora de seu (sua) filho (a) e converse
com a coordenação da escola sobre os aspectos que considera relevantes sobre a criança e saiba que você está
deixando seu (sua) filho (a) em boas mãos, com segurança e o afeto que ele
necessita.
2) A
próxima etapa é de convencimento da
criança sobre ficar na escola. É
preciso que a família incentive a criança de forma afirmativa para seu período
letivo. Não utilize frases como “Você quer ir para escola?” ou “Vamos para
escolinha?”- psicologicamente frases interrogativas geram insergurança na
criança. Afirme “Hoje você vai para escolinha e será muito legal” ou “Tem
muitos amiguinhos esperando você na escola hoje!”- “A professora está lhe
esperando na escola hoje. Agora nós vamos colocar uniforme para você ficar bem
lindo!”- Ou seja, utilize sempre afirmações positivas, ao invés de perguntas;
3) Incentive a criança com seu material. Prepare o material junto
com a criança, incentivando seu uso na escola. Não esqueça de marcar todo
íntens com nome e série da criança, inclusive mochila, lancheira, potes,
uniforme etc.
A criança chora porque acredita que foi abandonada pela
família. A melhor maneira de fazê-la sentir-se segura é lembrá-la
constantemente de que a mamãe já volta. Utilizar sempre a frase “A mamãe vai,
mas a mamãe volta”. Existe uma dinâmica para trabalhar esta sensação no
psicológico da criança que é brincar de jogar a bola na parede. A bola bate e a
bola volta e com isso relembrar a frase com a criança “A mamãe vai, mas a mamãe
volta”.
5) A frequencia é o mais importante: Não deixe seu (sua) filho (a) faltar a
aula. A criança pequena ainda
não tem noção de tempo. Ela não tem ideia se ficou 10 minutos ou 5 horas na
escola, por isso, se houver dias em que ela estiver muito chorosa, pode ficar pouquinho tempo na escola e a
família vir buscá-la rapidamente. O importante é que ela VENHA TODOS OS DIAS
PARA A ESCOLA. Mesmo se o chorinho iniciar em casa, se a criança não quiser
trazer uniforme, ou lanche, traga-a por algum tempo na escola. A mensagem que
ficará em sua cabecinha é que ela veio à escola, independentemente do tempo que
permaneceu.
6) Fale sempre bem da escola para a criança. Se tiver alguma
crítica à Equipe, ou à escola, faça-a diretamente ao Responsável, nunca perto
da criança. Os pequenos precisam sentir que somos parceiros e que temos um
mesmo combinado para a educação deles. Quando divergimos, eles perdem a
confiança e se desestruturam. A agenda é o melhor meio de comunicação entre a
escola e a família. Mande recadinhos, pergunte, ou dirija-se diretamente à
secretaria.
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