segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

ADAPTAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

DIAS 04 E 05/02= INÍCIO À ADAPTAÇÃO
O primeiro contato com a escola é um momento delicado.  Vamos contar um pouquinho sobre quais medidas necessárias para o sucesso desta etapa:
1)                  A adaptação da criança inicia com a decisão da família: Estar com a certeza de que é o momento certo para iniciar os estudos e confiar na escola que escolheu são os primeiros passos para transmitir a segurança que a criança necessita para iniciar seu período leitivo. Venha conhecer a professora de seu (sua) filho (a) e converse com a coordenação da escola sobre os aspectos que considera relevantes  sobre a criança e saiba que você está deixando seu (sua) filho (a) em boas mãos, com segurança e o afeto que ele necessita.
2)      A próxima etapa  é de convencimento da criança sobre ficar na escola.   É preciso que a família incentive a criança de forma afirmativa para seu período letivo. Não utilize frases como “Você quer ir para escola?” ou “Vamos para escolinha?”- psicologicamente frases interrogativas geram insergurança na criança. Afirme “Hoje você vai para escolinha e será muito legal” ou “Tem muitos amiguinhos esperando você na escola hoje!”- “A professora está lhe esperando na escola hoje. Agora nós vamos colocar uniforme para você ficar bem lindo!”- Ou seja, utilize sempre afirmações positivas, ao invés de perguntas;
3) Incentive a criança com seu material. Prepare o material junto com a criança, incentivando seu uso na escola. Não esqueça de marcar todo íntens com nome e série da criança, inclusive mochila, lancheira, potes, uniforme etc.
     4) E se ele chorar? O choro é comum quando a criança está iniciando na escola, principalmente no momento em que a família a deixa na escolinha. Este é um momento em que são necessárias muita calma e racionalidade. Se os responsáveis ficarem na escola com a criança, ela não irá confiar em sua professora, pois não terá o contato necessário com a mesma. Por isso, é importante deixá-la junto a educadora para que sinta confiança nela, assim como seu colo e afeto.  Em geral as crianças choram no momento em que a família as deixam, mas logo param. No caso da criança não parar de chorar, a escola liga para a família vir buscá-la.
A criança chora porque acredita que foi abandonada pela família. A melhor maneira de fazê-la sentir-se segura é lembrá-la constantemente de que a mamãe já volta. Utilizar sempre a frase “A mamãe vai, mas a mamãe volta”. Existe uma dinâmica para trabalhar esta sensação no psicológico da criança que é brincar de jogar a bola na parede. A bola bate e a bola volta e com isso relembrar a frase com a criança “A mamãe vai, mas a mamãe volta”.
5)      A frequencia é o mais importante: Não deixe seu (sua) filho (a) faltar a aula.  A criança pequena ainda não tem noção de tempo. Ela não tem ideia se ficou 10 minutos ou 5 horas na escola, por isso, se houver dias em que ela estiver muito chorosa,  pode ficar pouquinho tempo na escola e a família vir buscá-la rapidamente. O importante é que ela VENHA TODOS OS DIAS PARA A ESCOLA. Mesmo se o chorinho iniciar em casa, se a criança não quiser trazer uniforme, ou lanche, traga-a por algum tempo na escola. A mensagem que ficará em sua cabecinha é que ela veio à escola, independentemente do tempo que permaneceu.
6) Fale sempre bem da escola para a criança. Se tiver alguma crítica à Equipe, ou à escola, faça-a diretamente ao Responsável, nunca perto da criança. Os pequenos precisam sentir que somos parceiros e que temos um mesmo combinado para a educação deles. Quando divergimos, eles perdem a confiança e se desestruturam. A agenda é o melhor meio de comunicação entre a escola e a família. Mande recadinhos, pergunte, ou dirija-se diretamente à secretaria.
 

 

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