terça-feira, 14 de julho de 2015

Carta aos Pais sobre o processo avaliativo no Ensino Fundamental


Carta aos Pais

ENSINO FUNDAMENTAL: Notas, relatórios, apoio extra escolar.... pra que tanta coisa?

 

Srs. Pais ou Responsáveis;

 

            Estamos em mais um fechamento de bimestre e com isso vêm as avaliações, notas e a produção de relatórios dos alunos. Em nosso tempo de escola eram apenas provas e notas: O que mudou?

            Com o avanço dos estudos na área de avaliação pedagógica os especialistas começaram a perceber que somente relatar um número sobre a aprendizagem da criança não expressava sua aprendizagem. Por que um 3, ou por que um 10? Em que esta criança foi mal e o que fazer? Desta forma, no C.E.D. Centro Educacional “Dominó” damos muito valor aos relatórios pedagógicos, redigidos bimestralmente. Nele registramos o que oi trabalhado com o aluno, em que ele se saiu bem e o que precisa melhorar. Também damos indicativos do motivo da nota, talvez conversa excessiva na sala de aula, talvez falta de atenção, pode ser necessidade de treinar mais para aquele conteúdo, ou também, algo que necessite ser trabalhado além da escola.

            Para que o aluno compreenda todos os conteúdos de uma série é necessário que ele tenha algumas habilidades que muitas vezes não estão relacionadas ao âmbito escolar. Por exemplo, tem sido cada vez mais comum questões fonéticas interferirem na aprendizagem da língua escrita: uma vez que a criança produz oralmente os sons de forma errado, isso será transposto para sua escrita e bem provavelmente também dificultará sua leitura. Desta forma, o acompanhamento de uma profissional da fonoaudiologia faz toda a diferença para a aprendizagem. O emocional da criança também pode interferir muito na aprendizagem, crianças com excesso de agitação, conflitos emocionais, tendem a transpor comportamentos para a sala de aula que dificultam sua aprendizagem. Questões de maturidade também refletem muito na aprendizagem. Desta forma o acompanhamento de um psicólogo, ou psicopedagogo pode ser muito importante. O que queremos dizer é que por mais que a escola se esforce e utilize todas estratégias que possui, há alunos e há etapas da aprendizagem que irão demandar um trabalho além da escola.

            Aqui o C.E.D. sempre descrevemos no relatório pedagógico quais as necessidades da criança, inclusive se necessita de algum atendimento extra escolar. Entendemos que na rotina dos pais já é uma atividade e tanto trazer a criança diariamente para a escola e realizar o pagamento das mensalidades, um encaminhamento à um profissional gera mais trabalho e mais gastos. Entretanto é nosso dever como escola relatar o que estamos percebendo sobre as necessidades da criança. Um dia - infelizmente, eles não serão mais nossos alunos e  para onde forem carregarão as aprendizagens e talvez as dificuldades que passaram por aqui, por isso fazemos um alerta bimestralmente, sabendo que a verdade é a melhor maneira de encontrarmos soluções e fazermos um trabalho transparente.

            Portanto, não se aborreça se seu filho teve indicações ou alertas para a família nesse bimestre. O processo educativo não é somente um jardim de flores, há pedrinhas no caminho que devemos enfrentar. Alegre-se por seu filho estar numa escola em que é percebido particularmente, em que o professor conhece suas potencialidades, dificuldades, sua fala e seu coração. Este mesmo professor fará todo o possível para que a aprendizagem seja da melhor forma possível, mas necessita da colaboração da família e, por vezes, de mais profissionais. Tudo sempre pensando na criança, na aprendizagem e bem estar da criança. É por ela e para ela que escrevemos tantos relatórios e que passamos dias pensando e revisando textos.

            Leia atenciosamente o relatório de seu filho! Estamos no meio do ano, ainda há tempo de  elaborarmos muitas estratégias, há tempo para novos planos, há tempo para novos resultados!

 
                        Boas férias!

                                   Coordenadora Camila Almeida
 
 
 

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