Carta aos Pais
ENSINO FUNDAMENTAL: Notas,
relatórios, apoio extra escolar.... pra que tanta coisa?
Srs. Pais ou Responsáveis;
Estamos em mais um fechamento de
bimestre e com isso vêm as avaliações, notas e a produção de relatórios dos
alunos. Em nosso tempo de escola eram apenas provas e notas: O que mudou?
Com o avanço dos estudos na área de
avaliação pedagógica os especialistas começaram a perceber que somente relatar
um número sobre a aprendizagem da criança não expressava sua aprendizagem. Por
que um 3, ou por que um 10? Em que esta criança foi mal e o que fazer? Desta
forma, no C.E.D. Centro Educacional “Dominó” damos muito valor aos relatórios
pedagógicos, redigidos bimestralmente. Nele registramos o que oi trabalhado
com o aluno, em que ele se saiu bem e o que precisa melhorar. Também damos
indicativos do motivo da nota, talvez conversa excessiva na sala de aula,
talvez falta de atenção, pode ser necessidade de treinar mais para aquele
conteúdo, ou também, algo que necessite ser trabalhado além da escola.
Para que o aluno compreenda todos os
conteúdos de uma série é necessário que ele tenha algumas habilidades que
muitas vezes não estão relacionadas ao âmbito escolar. Por exemplo, tem sido
cada vez mais comum questões fonéticas interferirem na aprendizagem da língua
escrita: uma vez que a criança produz oralmente os sons de forma errado, isso
será transposto para sua escrita e bem provavelmente também dificultará sua
leitura. Desta forma, o acompanhamento de uma profissional da fonoaudiologia
faz toda a diferença para a aprendizagem. O emocional da criança também pode
interferir muito na aprendizagem, crianças com excesso de agitação, conflitos
emocionais, tendem a transpor comportamentos para a sala de aula que dificultam
sua aprendizagem. Questões de maturidade também refletem muito na aprendizagem.
Desta forma o acompanhamento de um psicólogo, ou psicopedagogo pode ser muito
importante. O que queremos dizer é que por mais que a escola se esforce e
utilize todas estratégias que possui, há alunos e há etapas da aprendizagem que
irão demandar um trabalho além da escola.
Aqui o C.E.D. sempre descrevemos
no relatório pedagógico quais as necessidades da criança, inclusive se
necessita de algum atendimento extra escolar. Entendemos que na rotina dos pais
já é uma atividade e tanto trazer a criança diariamente para a escola e
realizar o pagamento das mensalidades, um encaminhamento à um profissional gera
mais trabalho e mais gastos. Entretanto é nosso dever como escola relatar o que
estamos percebendo sobre as necessidades da criança. Um dia - infelizmente,
eles não serão mais nossos alunos e para
onde forem carregarão as aprendizagens e talvez as dificuldades que passaram
por aqui, por isso fazemos um alerta bimestralmente, sabendo que a verdade é a
melhor maneira de encontrarmos soluções e fazermos um trabalho transparente.
Portanto, não se aborreça se seu
filho teve indicações ou alertas para a família nesse bimestre. O processo
educativo não é somente um jardim de flores, há pedrinhas no caminho que
devemos enfrentar. Alegre-se por seu filho estar numa escola em que é percebido
particularmente, em que o professor conhece suas potencialidades, dificuldades,
sua fala e seu coração. Este mesmo professor fará todo o possível para que a
aprendizagem seja da melhor forma possível, mas necessita da colaboração da
família e, por vezes, de mais profissionais. Tudo sempre pensando na criança,
na aprendizagem e bem estar da criança. É por ela e para ela que escrevemos
tantos relatórios e que passamos dias pensando e revisando textos.
Leia atenciosamente o relatório de
seu filho! Estamos no meio do ano, ainda há tempo de elaborarmos muitas estratégias, há tempo para
novos planos, há tempo para novos resultados!
Boas férias!
Coordenadora Camila Almeida
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